Autor

Hernâni Viriato

 

Data

7 de Maio de 2024

 

Secção

A Página dos Enigmas [22]

 

Competição

Torneio Memória

Problema nº 4

 

Publicação

Blogue A Página dos Enigmas

 

 

Solução de:

FÚRIA HOMICIDA

Hernâni Viriato

 

1) O criado foi preso, sob a acusação de tentativa de envenenamento na pessoa do seu patrão, José Pancrácio. E dizemos tentativa, pois a morte fora provocada por violenta pancada no crânio. Como prova desta nossa afirmação, o facto de o frasco de acónito ter as suas impressões digitais.

2) É evidente que o criado falou verdade. O seu desmaio explica-se com facilidade, dado o seu estado de debilidade, provocado pelos diabetes, e há ainda o fator surpresa, ao deparar-se-lhe tão inesperado e horrível quadro. Este mesmo estado de fraqueza o iliba de ter sido o autor do delito, pois não teria forças para o cometer em semelhantes circunstâncias. E, além disso, não tinha necessidade de recorrer a este processo, uma vez que o tinha envenenado. Também não mentiu ao afirmar que tinha ouvido a campainha, pois com o corte do cordão, os fios teriam estabelecido contacto, fechando o circuito momentaneamente. Finalmente, não nos deve parecer estranho que ele tenha entrado no escritório sem haver batido, pois sabemos que esperava ir encontrar o patrão agonizante.

3) Movido por ódio contra a vítima, o culpado penetrara em casa e fora esperar a sua vítima para o escritório. Quando o outro chegou, apareceu-lhe. Discutiram. Disfarçadamente, cortou os fios para impedir que ele chamasse o criado, se tivesse tempo para isso. Ouvindo a campainha, o criado dirigiu-se para escritório e abriu a porta no momento preciso em que o culpado desferia tremenda pancada na cabeça do seu amo.

© DANIEL FALCÃO