Autor

Detective Jeremias

 

Data

2 de Outubro de 2025

 

Competição

Torneio do Cinquentenário de “Mistério… Policiário”

Problema nº 9

 

Publicação

Blogue Local do Crime

 

 

Solução de:

ALMOÇOS GRÁTIS

Detective Jeremias

 

Caro leitor,

Este enigma é em grande parte um desafio lógico, baseado na associação e exclusão. Além dos cinco factos apurados, há duas pistas valiosas no texto: a causa de morte e a informação de que a cada suspeito só é possível associar um único móbil e uma única arma do crime. Considero que preencher uma grelha é o caminho mais fácil e rápido, mas não é o único. Basta descomplicar, pegar numa ponta qualquer e ir desenrolado o novelo. Assim, sem perder mais tempo… Temos os Suspeitos: Ricardina, Severina, Clementino ou Sepúlveda. As possíveis Arma do Crime: veneno, punhal, estatueta e revólver. E os eventuais Motivos: dívida, vingança, ciúme e chantagem.

As pistas são fundamentais para resolver este enigma. Relembro:

1. Se o envenenamento fosse a causa de morte, o seu autor teria sido uma das mulheres.

2. O motivo da D.ª Ricardina estaria relacionado com dívidas de dinheiros.

3. A estatueta seria o objecto escolhido por alguém motivado pelo ciúme.

4. O Sr. Clementino utilizaria o seu revólver, mas nunca teria a vingança como motivo.

5. A D.ª Severina era impulsiva e teria usado uma pesada estatueta.

Começando pela arma do crime: Severina está associada à estatueta (ponto 5); logo, Ricardina, por exclusão, está associada ao veneno (ponto 1). Como Clementino está associado ao revólver (ponto 4), para Sepúlveda só resta o punhal.

Quanto ao motivo: Severina está associada ao ciúme (pontos 3 e 5); Ricardina está associada às dívidas (ponto 2); Como Clementino não está associado à vingança (ponto 4) é possível deduzir que Sepúlveda é que está associado a este motivo e a Clementino resta-lhe a chantagem.

Em síntese: Severina, estatueta, ciúme. Ricardina, veneno, dívidas. Clementino, revólver, chantagem. Sepúlveda, punhal, vingança.

Como é inequívoco que “a morte foi consequência de uma lesão cardíaca extensa, causada por um objecto cortante” está encontrado o culpado: Sepúlveda, por vingança, cravou um punhal no coração da Etelvina.

É tudo, pela minha parte.

E VIVA O SETE DE ESPADAS!

© DANIEL FALCÃO