Autor

Columbo

 

Data

4 de Dezembro de 1980

 

Secção

Mistério... Policiário [292]

 

Competição

Torneio “4 Estações 80” | Mini C – Verão

Problema nº 1

 

Publicação

Mundo de Aventuras [373]

 

 

Solução de:

ÁGUAS PASSADAS… NÃO MOVEM MOINHOS…

Columbo

 

O imprevisto acontecido e que ocasionara a não realização do acampamento fora o facto de o chefe de agrupamento, o senhor Alfredo Cerca, não ter levado o material nessa manhã, conforme ficara estabelecido.

Sem aquele material, principalmente as tendas, era completamente impossível realizar o acampamento. Por isso tiveram de voltar para o Bombarral.

Agora os porquês da resposta anterior:

Como é dito e especificado em quase todo o texto a chuva não deixaria de cair sobre a vila do Bombarral, durante todo o dia anterior ao dia em que se relata a história, e também nesse próprio dia até, aproximadamente, às 12 horas e 30 minutos.

E agora a «chave», que nos leva à resolução do problema:

O carro do senhor Alfredo Cerca estava cheio de pó, pois até serviu para os rapazes desenharem um mapa. Então se estava a chover e se o carro tivesse efectuado qualquer viagem não estaria com pó, pois a chuva tirá-lo-ia. A hipótese de o pó ter-se acumulado no carro após a viagem é absurda, pois não é em quatro ou cinco horas (a viagem era feita de manhã) e ainda por cima molhado, que o pó se acumularia. A hipótese de a viagem ter sido feita noutro carro é afastada, pois é o próprio texto que nos diz que a viagem seria feita nesse carro e na manhã desse dia. Também, se a viagem ocorresse no dia anterior, punha-se o mesmo problema do pó, pois no dia anterior esteve sempre a chover.

© DANIEL FALCÃO